domingo, 8 de março de 2015

Programação de estudos ! Participe !


Imagem retirada do Blog:(http://temploumbandacaboclopenabranca.blogspot.com.br/) em 08/03/2015.
Saudações amigos leitores ! 

Estudar é preciso ?

Em todos os seguimentos de nossas vidas o estudo é necessário, na Umbanda como em qualquer outra religião não poderia ser diferente. Se analisarmos a quantidade de fundamentos, materiais e ritos que abrangem a Umbanda teremos temas aos montes para serem estudados.

Levando em consideração que juntamente com esses temas podemos acrescentar á Codificação Espírita realizada por Allan Kardec por exemplo, pois, na Umbanda vemos muitos conceitos desta codificação em nossas doutrinas. Conceitos que entendemos como leis universais, Reencarnação, Ação e Reação e estudos acerca de planos espirituais e fluídicos.   

Podemos também realizar estudos sobre a religiosidade e mitologia das nações Africanas para entendermos melhor o culto aos Orixás. Juntamente com esses estudos acrescentarmos estudos sobre a história de nossa colonização, onde africanos foram escravizados e a forma de manterem vivas as memórias da terra natal foi perpetuando sua religiosidade como forma de resistência cultural. Não podemos nos esquecer dos nossos Índios que são personagens de nossa história, pois os Caboclos e Caboclas de Umbanda se manifestam nos terreiros trazendo consigo suas culturas e modos de enfrentar as questões da vida, também podemos considerar uma forma de resistência cultural que ainda persiste pelo canal da religião de Umbanda. 

A Astrologia também pode ser estudada, pois são muitos os que fazem paralelos com os tipos psicológicos dos Orixás com os Signos e Astros.
Fitoterapia pode ser estudada, pois nossos Guias trazem esse conhecimento de tratamentos alternativos com os vegetais para ajudar aqueles que precisam.
A cromoterapia faz um paralelo entre as cores e os tratamentos de curas, assim como nós fazemos com os Orixás, as roupas que usamos para os dias de giras e trabalhos.

É entendido também que o estudo faz parte de um aperfeiçoamento individual, não nos torna melhor nem pior que ninguém, ele nos traz esclarecimentos preliminares da realidade material e espiritual , portanto devemos estudar, mas se acharmos em algum momento que já sabemos tudo e não precisamos mais do outro, estaremos incorrendo ao maior dos ERROS!!! 
Pelo contrário, o Caboclo das Sete Encruzilhadas disse no dia que anunciou a Umbanda, ”... Na Umbanda aprenderemos com aqueles que sabem mais e ensinaremos aqueles que sabem menos...”.   

Não temos a pretensão de ensinarmos todos aspetos abordados anteriormente, estamos apenas iniciando uma série de postagens que obedecerão uma regularidade semanal (sempre que possível), com temas pertinentes ao universo Umbandista com intuito de esclarecer seus aspectos, indicaremos bibliografia e outros canais de pesquisa, segue abaixo no plano  de temas:

* Umbanda e Candomblé (Diferenças e Semelhanças)
* Umbanda e Kardecismo (Diferenças e Semelhanças)
* Umbanda e Mesa Branca (Diferenças e Semelhanças)
* Médiuns de Umbanda - Como são ? Quais os diferentes tipos?
* Crianças na Umbanda - Devemos levá-las aos terreiros ?
* Reflexões- Porque frequentamos um Terreiro de Umbanda? O que buscamos?

Informamos que estas são algumas das abordagens que pretendemos realizar, resenhas de livros, curiosidades e outros temas também estão em processo de estudo para serem divulgados. 

Gostaríamos de poder contar também com a participação dos amigos leitores, façam suas sugestões de temas, dúvidas e/ou críticas e se tivermos condições de abordar com certeza o faremos ! 


Agradecemos !! Até a próxima, já com nossa primeira sugestão de tema...



Contatos: nomundodasumbandas@gmail.com